- Área: 9104 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Michael Elkan
-
Fabricantes: Grohe, Kawneer, Lindahl Aluminum, Mapei, Miele, Otis, Smithrite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Vancouver, no Canadá, este projeto residencial assinado pelo Arno Matis Architecture apresenta aberturas na fachada que são programadas para promover o sombreamento passivo, agindo como um diafragma: abrindo e fechando em resposta a exposição à luz do sol. Essas aberturas são mais profundas na fachada sul, buscando melhorar o sombreamento, e menos profundas na fachada norte para otimizar a insolação.
Cada abertura é emoldurada por 'natural wood-and-glass' , uma pele para edifícios inédita. Este elemento é formado por um folhado de mogno encapsulado entre duas camadas de vidro, permitindo que a madeira seja bem preservada em sua forma natural sem precisar de tratamento químico para manter a cor. A riqueza da madeira natural é valorizada pela luz e pelo vidro.
Os vidros têm tratamento UV, que protege a madeira não só das intempéries do tempo, mas também da insolação, eliminando a necessidade da manutenção do material. Este sistema também reduz o ganho de calor e aumenta a resistência térmica da fachada.
Padrões arquitetônicos estratigráficos ecoam na região revelando sua arquitetura moderna. Decks em balanço e linhas horizontais criam um senso de leveza e disfarçam o peso do volume.
Localizado em um bairro que vive uma transição de familiar para urbano, o edifício responde ao seu contexto ao se adequar à escala, permutando dos seis pavimentos na via arterial, para dois pavimentos na parte norte, onde se relaciona com vilas e pequenas casas.
Os seis blocos são divididos com jardins alagados e bambus, que animam o volume ao refletirem a luz. Essa conformação resulta em residências brilhantes e cheias de luz.
A ocupação tipo campus cria uma variedade de espaços sociais: jardins, fontes e espaços de estar, e dois terraços com 500 m² dedicados à todo o conjunto, incluindo horta urbana, espaço para crianças e para churrascos. Destes terraços é possível desfrutar de vistas de Vancouver e da paisagem natural que a permeia.